10 Sacolas Ecológicas Biodegradáveis 40x50cm - Oeko
- Marca: Caule eco.lógicos
- Ref.: OEK01
DETALHES DO PRODUTO
O pacote com 10 Sacolas Ecológicas Biodegradáveis 40x50cm - Oeko é a solução perfeita para substituir as sacolas de plástico convencional.
É uma sacola sustentável produzida a partir de matéria-prima de fonte renovável de biomassa da mandioca e do milho.
Ideal para:
- levar às compras, ao mercado ou na feira para evitar as sacolas de plástico;
- pode ser usada no lixeiro do banheiro ou catar as fezes dos pets;
- para descartar os resíduos orgânicos antes de enviar para a compostagem.
A sacola biodegradável Oeko segue a norma da ABNT de embalagem biodegradável em compostagem ou biodigestor.
Características
- Tamanho 40x50 cm;
- Capacidade Nominal 8 Litros | 5KG;
- Material (PLA – ácido polilático);
- Fonte renovável da biomassa da mandioca e do milho;
- Fabricado de acordo com as normas da ABNT e regras do NBR 15.448-2/2008;
- Validade 18 meses.
O que é embalagem biodegradável?
A Sacola Ecológica Biodegradável - Oeko é uma embalagem biodegradável e compostável porque a sua decomposição ocorre de forma natural, pela biodegradação.
A biodegradação acontece com a ajuda de microrganismos como as bactérias, as algas e os fungos. Que transformam o material da embalagem em biomassa, dióxido de carbono e água.
Essa biomassa é um composto rico em nutrientes e minerais que podemos utilizar para adubar a terra e evitar emissões de gás metano nos aterros sanitários.
Então podemos ficar felizes pois as 10 Sacolas Ecológicas Biodegradáveis 40x50cm - Oeko são biodegradáveis e compostáveis! Além de não poluir, vira adubo!
Ao contrário de algumas sacolas que se dizem biodegradáveis e que na verdade só viram micropartículas de plástico depois (oxibiodegradáveis).
Sacolas biodegradáveis e tempo de decomposição
O tempo de vida útil da Sacola Ecológica Biodegradável 40x50cm - Oeko - 10un é de 18 meses.
A sacola compostável não se decompõe fora do meio da compostagem. Mas é indicado mantê-la em local seco e evitar a exposição à luz solar.
Em média, o tempo de decomposição da sacola biodegradável é igual ao de qualquer material compostável, variando de 2 semanas a 6 meses.
Veja como é importante substituir, por exemplo, a sacolinha de plástico do lixeiro do banheiro.
Por ser de plástico, ela não irá se biodegradar (ao menos não rapidamente e sem contaminar o solo), e também não poderá ser reciclada.
Principais diferenças entre biodegradável e compostável
Essa é uma questão que merece maior atenção, tenho uma lembrança vaga de um “detergente de louça biodegradável”.
E depois que comecei a pesquisar sobre a composição do produto ficou evidente que era “biodegradável” e tóxico e poluente para a natureza.
Veja as diferenças entre o que é biodegradável e o que é compostável:
BIODEGRADÁVEL - a biodegradação é um processo de transformação química feita através de microorganismos.
O material é processado e transformado em moléculas menores, e o que define se esse material é biodegradável é o tempo que levou para a decomposição.
Podemos considerar que um material é biodegradável quando ele se decompõe rapidamente, num período de tempo de semanas ou meses.
Então se o produto fala que é biodegradável e permanece na natureza por anos, pode duvidar.
Resumindo, um material biodegradável pode demandar uma temperatura x e ainda microorganismos y para se degradar, mas pode não ocorrer se não encontrar as condições necessárias.
COMPOSTÁVEL - a compostagem também é um processo de transformação feito por microorganismos, só que muito melhor para a natureza pois são ricos em nutrientes.
O processo é rápido e pode durar apenas alguns dias ou até seis meses.
O resultado desse processo é um composto riquíssimo em nutrientes minerais para a terra que pode ser utilizado como adubo na jardinagem, vasos, hortas…
Já viu a transformação que ocorre na composteira? Onde as cascas de frutas, legumes, etc, viram uma terra linda e poderosa?
Fique de olho e sempre questione produtos que se dizem biodegradáveis. Lembre-se de que um material compostável é biodegradável por natureza, mas ao contrário nem sempre é verdade.
Qual é o tempo de decomposição do plástico?
O plástico pode demorar entre 450 - 500 anos ou mais para se decompor. E durante esse período suas partículas podem se tornar cada vez menores e virar microplástico.
Os impactos ambientais do microplástico são imensos, afetando diretamente a vida marinha e todo ecossistema em nosso planeta.
Segundo a ONU a poluição nos oceanos é constituída em 80% de plástico. Se continuar dessa forma, essa quantidade de plástico pode chegar a superar os peixes no mar até 2050.
Ufa! É por isso que a gente que se preocupa com os hábitos de consumo e evita o plástico, tem que comemorar quando aparecem alternativas sustentáveis ao plástico!
Sacola Compostável: LIXO ZERO e ZERO PLÁSTICO
Aqui na Caule a gente sempre busca soluções sustentáveis para um estilo de vida + lixo zero e zero plástico.
Já conferiu a categoria LIXO ZERO que temos aqui na loja?
Vamos mudar pequenos hábitos de consumo, que são capazes de transformar o mundo? Vem ser a transformação com a gente?
Não há avaliações para este produto.